Com sede no número 21 da Rua Marcelino Sá Pires, em Braga, a Decisões e Soluções Braga São Lázaro surgiu em 2016 pelas mãos de Ricardo Costa. Com um serviço de aconselhamento personalizado e com soluções 360º, a Decisões e Soluções Braga Centro tem vindo nestes últimos tempos a afirmar-se no contexto nacional da Decisões e Soluções. A Revista Business Portugal esteve à conversa com Ricardo Costa, diretor da agência, que em entrevista recordou a génese do negócio e revelou o segredo por detrás do sucesso alcançado.
A Decisões e Soluções Braga Centro abriu portas há três anos. Em que momento decide apostar nesta rede?
Para ser sincero a área imobiliária era algo que não esperava seguir. Estava a estudar Economia e após a saída da universidade, confesso que senti um certo vazio, não sabia muito bem o que fazer a seguir. Foi então que, na altura, surgiu um convite da RE/MAX para abraçar um projeto imobiliário e foi aí que comecei o meu percurso na área. Confesso que foi uma experiência fantástica e que aprendi muito com eles, porque foi sem dúvida uma ótima escola. Apesar de o meu percurso na área imobiliária ter começado com a minha entrada para a RE/MAX, a verdade é que já detinha um certo conhecimento e experiência deste mercado muito graças aos meus pais, que sempre estiveram muito ligados à parte habitacional e ao imobiliário, uma vez que, construíam e vendiam casas. Por isso, a verdade é que já exista aquele “bichinho”. Mais tarde, saí da RE/MAX, mas era meu desejo continuar no ramo imobiliário. Foi nesse momento que surgiu a Decisões e Soluções. Numa primeira fase numa outra agência em Braga, enquanto diretor comercial, onde era responsável por chefiar a equipa comercial e pelo recrutamento de novos consultores. Mais tarde, surgiu a oportunidade de ficar com uma agência Decisões e Soluções e não hesitei. Acabando assim por abraçar um novo projeto, com o apoio incondicional da minha esposa, pais e sogros.
Atualmente, a Decisões e Soluções Braga Centro é uma agência consolidada e uma referência na região. Como avalia este processo de crescimento?
O crescimento da Decisões e Soluções Braga São Lázaro aconteceu por fases. Houve ciclos de crescimento e ciclos de decrescimento. A minha experiência em gestão de empresas não era muita, apesar de ter formação em Economia, a verdade é que a realidade é bem diferente. Inicialmente tinha um sócio, que representou um apoio importante no período inicial. No entanto, desde março que assumo a direção da Decisões e Soluções Braga São Lázaro sozinho. O caminho, como em quase todos os negócios tem tido altos e baixos, mas felizmente os momentos bons têm-se sobreposto aos menos positivos e hoje já alcançámos grandes resultados. Passamos de uma agência com muito pouca relevância para uma agência relevante e completamente diferente em cerca de meio ano. Sendo que ficamos pela segunda vez consecutiva em terceiro lugar no ranking nacional das empresas com maior volume de negócio imobiliário, no universo da Decisões e Soluções. O que são resultados muito positivos. Em termos de faturação, só nos últimos seis meses, ultrapassamos a faturação do último ano. A verdade é que estamos a crescer e o objetivo é continuar neste caminho.
A Decisões e Soluções Braga Centro é uma agência com soluções 360º. Quais os serviços disponíveis ao mercado?
Na Decisões e Soluções Braga São Lázaro trabalhamos a área de Mediação de Seguros, Intermediação de Crédito, Mediação Imobiliária, Mediação de Obras e Construção de Imóveis. Para cada área de atuação temos um responsável e uma equipa de trabalho especializada. No total, somos cerca de 20 pessoas no escritório, a trabalhar diariamente para os nossos clientes.
Falando um pouco dos clientes da Decisões e Soluções Braga São Lázaro. Considera que os clientes estão hoje mais informados e qualificados?
O acesso à informação é cada vez mais fácil e as pessoas estão cada vez mais informadas. Hoje, as pessoas procuram saber mais sobre um determinado assunto. O negócio imobiliário é talvez o negócio mais importante que as pessoas fazem na sua vida e que tem, por vezes, uma carga emocional muito grande associada. É natural que quando alguém se prepara para fazer um negócio deste género, se vá informar sobre tudo e mais alguma coisa, inclusive as melhores empresas para tratar deste negócio. O que, de certa forma, facilita o nosso trabalho, porque as pessoas quando nos procuram já estão informadas daquilo que fazemos e da nossa forma de atuar no mercado. É certo que existem sempre clientes diferentes. Existem aqueles que chegam até nós e que já conhecem a zona e que, por isso, já trazem bem delineado o que pretendem. Por outro lado, temos também clientes que ainda estão a tentar perceber o que desejam, nesses casos há um maior trabalho da nossa parte porque torna-se necessário perceber o que o cliente pretende e quais são as suas reais necessidades. Esse é um dos trabalhos que os consultores fazem e grande parte da formação que recebem é nesse sentido.
A aposta na formação dos vossos consultores é primordial para o sucesso do negócio?
Sem dúvida. A rede Decisões e Soluções é exemplar no que diz respeito à formação dos seus colaboradores. Todos os meses os nossos colaboradores recebem formação, nas mais diversas áreas, de forma gratuita. Temos um excelente formador e que é, sem dúvida, um dos melhores formadores do ponto de vista imobiliário. Por outro lado, o sucesso também se deve ao foco, persistência, resiliência e, acima de tudo, ao trabalho de todos eles. Temos exemplos de colaboradores que, apesar de não terem muita experiência nesta área, conseguem todos os meses alcançar bons resultados porque se esforçam para tal. E no fim é isso que me deixa feliz e orgulhoso. Saber que tenho consultores empenhados em fazer bons negócios e em alcançar bons resultados é muito satisfatório.
Este é cada vez mais um negócio de pessoas para pessoas? De que forma motivam os vossos colaboradores?
Uma das coisas que fazemos é organizar atividades em equipa, para motivar as pessoas e para que elas se sintam envolvidas. Com isso pretendemos também fugir um pouco àquilo que é o contexto de trabalho. Uma coisa é o ambiente de trabalho outra coisa é o ambiente fora do trabalho. Acredito que, ao existir essa ligação o trabalho torna-se mais agradável. Por exemplo, recentemente, organizamos um churrasco que contou não só com a participação dos nossos colaboradores, mas também com a presença das respetivas famílias. Conseguimos realizar uma atividade extralaboral que, para além de reforçar a ligação entre todos, promoveu um momento de partilha bastante divertido. Para além disso, temos alguns consultores que são responsáveis por organizar um jogo de futsal. Isto também é algo recorrente na nossa agência. E a verdade é que tudo isto acaba por gerar um espírito bastante interessante dentro do próprio escritório.
O que é expectável para o futuro da Decisões e Soluções Braga Centro?
Temos feito o nosso trabalho e esperamos continuar a fazê-lo. Espero que sejamos bem-sucedidos nos nossos objetivos, que estão bem definidos. O objetivo principal passa por ser uma referência a nível nacional. Para já, está a correr bem e o objetivo é continuarmos com o mesmo ritmo. A verdade é que não podia estar mais orgulhoso do que a minha equipa tem feito até hoje. Temos uma história de três anos, onde aprendemos muito e alcançámos muito e espero que os próximos anos sejam também eles de aprendizagem, crescimento e muito sucesso.
Artigo disponível em Revista Business Portugal
Consulte a notícia no formato PDF.